Fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil e o Cluster Tecnológico Naval, foi realizado um Treinamento de Bio-incrustantes em conformidade com as orientações da IMO.
Nos dias 4 e 5 de setembro, ocorreu no auditório da Diretoria de Portos e Costas (DPC) o “Treinamento sobre Sistemas Anti-incrustantes e Atividades em Dry Dock”, presencial e em inglês, focado na prevenção e gestão de bio-incrustantes, em conformidade com as normas internacionais estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). Este evento se revelou uma oportunidade valiosa para aprofundar conhecimentos e práticas, em um tema de extrema relevância aos profissionais da área.
O treinamento, único no Brasil, faz parte do projeto GloFouling da IMO, uma iniciativa destinada a enfrentar os desafios impostos pela bio-incrustação em embarcações e estruturas submersas, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas.
A consultora da IMO, Dra. Ralitsa Mihaylova, compartilhou seu vasto conhecimento e experiência nesta área. A Dra. Ralitsa é uma referência internacional em gestão de bio-incrustantes. Sua participação enriqueceu ainda mais o entendimento sobre os sistemas anti-incrustantes e as melhores práticas a serem adotadas nessas operações.
O final do treinamento foi marcado por uma visita técnica ao Arsenal da Marinha no Rio de Janeiro, onde oficiais responsáveis pelos diques apresentaram detalhes das atividades. Pode ser verificado in loco a limpeza dos cascos de navios e o correto gerenciamento de bio-incrustantes. Foi uma excelente oportunidade de verificar na prática o aprendizado teórico.